Atendimento Psicológico Online
Atendimento psicológico Online amplia o atendimento psicológico além dos consultórios. É uma ferramenta a mais de auxílio ao psicólogo, no qual se realiza fazendo uso de um computador, via Skype, uma câmera de vídeo, um microfone, um auto-falante (ou fone de ouvido) é um acesso rápido via internet.
O atendimento psicológico Online ou Orientações Psicológicas.
Seu tratamento e orientação são focais, com queixas específicas, sendo mais objetivo e pontuais do que na psicoterapia presencial, entende-se como um processo breve e pontual, especificamente voltado para a orientação ou aconselhamento psicológico.
Público Alvo
Este serviço é disponibilizado para adultos, idosos, adolescentes maiores de 18 anos e com autorização por escrito de pais ou responsáveis para adolescentes menores de 18 anos de idade.
Sigilo
Todas as informações advindas do paciente serão sigilosas. As informações são recebidas somente pelo psicólogo contratado,
não serão em hipótese alguma compartilhadas com outras pessoas. O computador utilizado é protegido com antivírus, firewalls e senhas.
Após a concordância do paciente, é combinado o dia, hora e a periodicidade do atendimento o paciente faz o depósito de pagamento da consulta.
O Conselho Federal de Psicologia legislou acerca dos serviços psicológicos mediados por computador através da Resolução CFP nº 003/2000, de 25/09/2000.
Desde então, as diretrizes legais que regulamentam esses serviços, tem sido aperfeiçoadas continuamente. A Resolução CFP nº 11/2012, de 25/06/2012 é o diploma que
atualmente regula essa matéria, através da qual todos os serviços psicológicos realizados por meios tecnológicos de comunicação à distância são regulamentados pelo
CFP e fiscalizados pelos Conselhos Regionais.
CFP e os CRPs procuram garantir aos cidadãos que buscam tais serviços e à sociedade em geral, que os serviços psicológicos realizados por meios tecnológicos de
comunicação à distância serão prestados em conformidade com as normas técnicas, legais e éticas vigentes.
Serviços Psicológicos Autorizados.
Conforme o artigo 1o. da nova resolução 011/2012) são reconhecidos os seguintes serviços psicológicos realizados por meios tecnológicos de comunicação a distância:
Art. 1o. São reconhecidos os seguintes serviços psicológicos realizados por meios tecnológicos de comunicação a distância desde que pontuais, informativos, focados no tema proposto e que não firam o disposto no Código de Ética Profissional da(o) psicóloga(o) e esta Resolução:
I. As Orientações Psicológicas de diferentes tipos, entendendo-se por orientação o atendimento realizado em até 20 encontros ou contatos virtuais, síncronos ou assíncronos;
II. Os processos prévios de Seleção de Pessoal;
III. A Aplicação de Testes devidamente regulamentados por resolução pertinente;
IV. A Supervisão do trabalho de psicólogos, realizada de forma eventual ou complementar ao processo de sua formação profissional presencial;
V. O Atendimento Eventual de clientes em trânsito e/ou de clientes que momentaneamente se encontrem impossibilitados de comparecer ao atendimento presencial.
Regulamentação
De acordo com a Resolução do Conselho Federal de Psicologia, CFP No. 011/2012(http://site.cfp.org.br/resolucoes/resolucao-cfp-no-0112012), foram regulamentados os serviços psicológicos online realizados através de meios tecnológicos de comunicação a distância (atendimento online).